sexta-feira, 8 de maio de 2015

Congressistas norte-americanos deslocam-se à ilha Terceira no sábado

Uma comitiva do Congresso dos Estados Unidos da América vai deslocar-se no sábado à base das Lajes, na ilha Terceira, sendo recebida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e pelo presidente do Governo Regional dos Açores.

A informação foi divulgada hoje num comunicado do gabinete do representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino.

Segundo a mesma nota, Pedro Catarino oferece
uma receção aos congressistas norte-americanos, que serão acompanhados pelo embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, Robert Sherman, no sábado, às 18:00 (19:00 em Lisboa), no Solar da Madre de Deus, em Angra do Heroísmo, ilha Terceira.

Estarão também presentes na receção o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, a secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, líderes parlamentares regionais e outras entidades.

De acordo com a nota do gabinete do representante da República para os Açores, a receção permitirá, de "maneira informal, uma troca de impressões e de pontos de vista relativamente à redução de efetivos [norte-americanos] na base das Lajes e ao impacto das suas consequências na economia da ilha Terceira".

Os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram em janeiro que vão reduzir o seu efetivo militar na base das Lajes, o que levará ao despedimento de cerca de 420 trabalhadores portugueses.

A Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e Estados Unidos deverá reunir-se a 16 de junho, em Washington, para debater esta questão.

Fonte: Açoriano Oriental

Sem comentários:

Enviar um comentário