segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Investimento das empresas na Zona Euro ao nível mais elevado desde 2008

É preciso recuar a 2008 para ver a taxa de investimento das empresas na zona euro a níveis mais elevados. No segundo trimestre a taxa foi de 22,3% ajustado à sazonalidade. A margem de lucro das empresas estabilizou.

As empresas na Zona Euro estão a investir mais. De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira, 12 de Outubro, pelo Eurostat, a taxa de investimento na zona euro atingiu, no segundo trimestre, 22,3% ajustada da sazonalidade. O que significa que é o valor mais elevado desde que no quarto trimestre de 2008 se atingiu uma taxa de investimento de 23%.

A partir dessa altura, a taxa de investimento caiu e chego, no valor mínimo, no primeiro trimestre de 2010, aos 20,8%. Nos três últimos trimestres, a taxa de investimento tem vindo a subir. 

O pico do investimento, de acordo com os dados do Eurostat, foi no primeiro trimestre de 2008, quando atingiu os 24,1%.

De acordo com o Eurostat, a formação bruta de capital fixo, ou seja, investimentos em activos fixos que pode demonstrar aumento de capacidade produtiva, atingiu um crescimento de 2% face ao trimestre anterior, quando tinha crescido 1,8%.

Já o crescimento do valor acrescentado bruto (resultado da produção depois de deduzido os custos com matérias-primas e outros consumos) foi de 0,8% nas empresas não financeiras da zona euro face ao trimestre anterior, em que tinha crescido 1,2%. 

A margem de lucro das empresas não financeiras da zona euro fixou-se no segundo trimestre deste ano nos 40%, mantendo o mesmo nível do trimestre anterior.

Desde 2011 que a taxa não se situava na casa dos 40%.



Fonte:  Jornal de Negócios


Sem comentários:

Enviar um comentário