A Comissão Europeia lançou ontem um selo de excelência que permite às regiões reconhecerem propostas de qualidade apresentadas no âmbito do Horizonte 2020 e promover o acesso a fundos de financiamento e programas de investimento nacionais ou regionais.
A iniciativa foi ontem lançada, no Open Days “Semana das Regiões e Cidades Europeias”, no Comité das Regiões, pela comissária europeia para a Política Regional, Corina Creu, e pelo comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.
“As regiões da União Europeia são já um grande investidor na qualidade da investigação e da inovação na Europa. Através do selo de excelência podem beneficiar do sistema de avaliação do Horizonte 2020, reconhecido a nível mundial, para identificar facilmente os melhores projetos a apoiar com os seus fundos nas respetivas regiões”, salientou Moedas.
O selo de excelência será atribuído a projetos promissores apresentados no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020, que não podia garantir o financiamento devido a limitações orçamentais, mas que tenham recebido uma pontuação elevada no exigente e independente processo de avaliação.
Na fase piloto, o selo de excelência deve, em primeiro lugar, ser atribuído a propostas de pequenas e médias empresas (PME), apresentadas ao abrigo do instrumento de apoio às PME no âmbito do Horizonte 2020. O programa Horizonte 2020 disponibiliza cerca de 80 mil milhões de euros em investimentos destinados a projetos de investigação e inovação.
Fonte: Açoriano Oriental
Sem comentários:
Enviar um comentário