sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Terceira exporta enxames de abelhas


A produção de mel tem crescido consideravelmente nos Açores, sobretudo no grupo central.

A Terceira não é exceção. Segundo João Ávila, apicultor, o mel da ilha é "um produto de excelência" e as abelhas não têm doenças.

Foram precisamente estas características que despertaram o interesse de outras ilhas pelas colmeias de João Ávila.

Na próxima semana vai enviar pela primeira vez colmeias para fora da ilha. Ao todo são cinco colmeias núcleo para as Flores e uma para o Corvo.

Nas Flores, a varroa, uma doença grave, atacou as colmeias e é preciso agora voltar a aumentar o efetivo. 

O Corvo já recebeu duas colmeias no início do ano e agora procura reforçar a produção de mel.

O mel dos Açores tem grande qualidade, segundo João Ávila, mas é todo diferente. Aliás, mesmo se compararmos mel de diferentes zonas da mesma ilha é possível encontrar diferenças.

É por isso que as seis associações de apicultores da Região e a Universidade dos Açores estão a desenvolver um projeto para que se possam conhecer os pólenes de cada mel e certificar o mel dos Açores.

Desta forma, será possível evitar que o mel de outras regiões seja vendido como mel da Região. 

A produção será sempre para "consumo interno", na opinião de João Ávila, porque não há capacidade de produzir grandes toneladas para exportação. 

No entanto, o apicultor acredita que ainda há um longo trabalho de sensibilização da população local para os "benefícios do mel na alimentação". "Está-se a começar a consumir o mel e o pólen", salientou.

O aumento da produção de mel na ilha Terceira tem-se devido sobretudo aos cursos de formação para apicultores, segundo João Ávila.

A cooperativa apícola da Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT) tem realizado formações de onde têm saído sempre dois a três novos apicultores.

João Ávila acredita, no entanto, que a produção de mel cresça ainda mais na ilha, nos próximos tempos, já que tanto a Associação Agrícola da Ilha Terceira, como a cooperativa Fruter têm melânias em fase de licenciamento. 

Este ano foi um ano atípico na produção de mel, segundo o apicultor, por isso espera-se uma produção acima da do ano passado. No entanto, as quantidades variam muito de ano para ano.


Fonte: Diário Insular

Sem comentários:

Enviar um comentário