segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Rede Valorizar

A rede valorizar é um serviço do Governo Regional, estando os seus aspetos funcionais na dependência da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional (criada pela resolução do Conselho do governo n.º 86/2009 de 21 de Maio de 2009).
Os seus principais objetivos são: assegurar a todos os cidadãos residentes nos Açores, com idade igual ou superior a 18 anos, uma oportunidade de qualificação e certificação, de nível básico, secundário e/ou profissional; encaminhamento de adultos para respostas formativas adequadas às suas necessidades e perfis, permitindo o acesso a uma qualificação; valorizar socialmente os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências adquiridas em diferentes contextos de vida; aumentar o nível de empregabilidade e promover a partilha de informação e experiência e disseminação de práticas bem sucedidas.
O programa divide-se em seis etapas:
1.   Acolhimento: Atendimento, inscrição e esclarecimento sobre a missão Rede Valorizar.
2.   Diagnóstico: Análise do perfil do adulto (sessões de esclarecimento, análise curricular, entrevistas individuais e colectivas e identificação das melhores respostas disponíveis, face à análise efectuada).
3.   Encaminhamento: proporcionar ao adulto informação que permita direcioná-lo para a resposta de qualificação que lhe seja mais adequada.
4.   Reconhecimento de competências: identificação, pelo adulto, dos saberes e competências adquiridas ao longo da vida, através de um conjunto de atividades, assente na metodologia de balanço de competências e na utilização de instrumentos diversificados de avaliação.
5.   Validação de Competências: avaliação das competências adquiridas ao longo da vida por confronto com os referenciais de competências-chave. A validação compreende a auto-avaliação do portfólio reflexivo de aprendizagens em articulação com a hetero-avaliação dos profissionais de RVC.
6.   Certificação de competências: apresentação do adulto perante um júri de certificação com vista à certificação de competências.
RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências):
O projecto de RVCC, desenvolvido através da Rede Valorizar, permite ao adulto a possibilidade de certificar os conhecimentos e as competências resultantes da experiência que adquiriu em diferentes contextos ao longo da vida. Parte-se, assim, das experiências de vida para iniciar um processo que reconhece os saberes e as competências, atribuindo ao adulto uma certificação.

RVCC
Requisitos
Nível básico
Não conclusão do 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade
Nível secundário
Se tiverem menos de 23 anos de idade, terão de dispor, no mínimo, de três anos de experiência profissional devidamente comprovadas
Profissional
Experiência de trabalho na área onde deseja realizar o RVC Profissional e o 9º Ano de escolaridade


Sem comentários:

Enviar um comentário