quinta-feira, 21 de junho de 2018

Artesanato dos Açores marca presença na Feira Internacional de Lisboa

A Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), promove a participação dos Açores e de empresas artesanais regionais na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa (FIA), que irá decorrer de 23 junho até 1 de julho. 

A participação do CRAA na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa visa promover o artesanato e os artesãos açorianos, numa perspetiva de se alcançarem novos públicos, uma vez que o evento recebe, durante nove dias, não só profissionais e apreciadores dos ofícios artesanais, artes e design, mas também interessados no artesanato enquanto manifestação cultural, registando mais de 100 mil visitantes. 

As 13 Unidades Produtivas Artesanais (UPA’s) presentes neste certame, provenientes de São Miguel, Terceira, Pico, Faial e Graciosa, vão apresentar trabalhos nas mais diversas áreas artesanais, nomeadamente nas áreas dos bordados, rendas, escama de peixe, arte de trabalhar o osso, presépios de lapinha, cerâmica, bijuteria, madeira e doçaria. 

De destacar que no stand do “Artesanato dos Açores” estarão as novas coleções de peças produzidas no âmbito da “Residência Criativa 2017- recortes e embutidos em madeira”, na ilha Terceira, iniciativa que envolveu a participação dos artesãos Susana Almeida e Francisco Pereira e da  designer  de produto Susana António. 

Através da criação de peças de pequena dimensão e recorrendo a madeiras como a criptoméria, a acácia ou faia, revela-se o potencial económico de objetos produzidos com materiais e técnicas típicas da Região com recurso a uma estética renovada. 

Este certame é das mais importantes plataformas para a promoção e negócio das empresas artesanais açorianas, potenciando não só a mostra e a venda de produtos artesanais, mas também fomentando o desenvolvimento regional e rural e o relacionamento dos recursos naturais com a cultura e o turismo. 

O artesanato apresenta um crescente dinamismo nos Açores com o aparecimento de novas empresas e a criação de emprego, assumindo uma fase de mudança, de renovação e de reposicionamento, sobretudo da marca coletiva "Artesanato dos Açores". 

Esta mostra estará patente ao público até 1 de julho, podendo ser visitada a Área Exposicional (Pav. 2) das 15h00 às 24h00 e Área de Gastronomia (Pav. 4) das 12h30 às 24h00.


Fonte: GaCS


Sem comentários:

Enviar um comentário